Wednesday 11 September 2013

Conferencistas propõem novos conceitos de educação ambiental

Publicado em Notícias | 10/09/2013

Novas propostas de educação ambiental comprometidas com transformações sociais e um novo conceito de desenvolvimento sustentável foram algumas das teses defendidas na conferência “(Des)colonialismo, educação ambiental e lusofonia”, parte da programação do 2º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, evento paralelo ao Seminário de Educação (Semiedu 2013).
Realizada ontem (09) no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a conferência contou com a presença do professor da Universidade de Santiago da Compostela, Pablo Meira, do assessor especial do Ministério da Educação, Marcos Sorrentino e da docente do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (Gepea) da UFMT, Regina Silva.
O professor Pablo Meira contextualizou a história da educação ambiental por meio de uma leitura não linear, com enfoque na diversidade de eventos e movimentos sociais. Discutiu também a problemática ambiental como um todo e as inúmeras iniciativas de educação ambiental, principalmente nos países periféricos, que muitas vezes são ofuscadas pelas dos países centrais. Para finalizar, o professor destacou a necessidade de uma mudança na ideia de desenvolvimento sustentável, já que soluções técnicas e medidas educacionais limitadas à transmissão de conteúdos ditadores de comportamentos, não resolvem.
Marcos Sorrentino, em sua fala, completa a do professor, reforçando a perspectiva de uma educação ambiental comprometida com transformações sociais, para assim alcançar a participação de todos os cidadãos. “Para enfrentar a crise ambiental no nível em que está, precisamos de todos. Uma mobilização e sensibilização de corpo e alma”. Dessa forma, ao dialogar sobre o que degrada o ambiente, a sociedade poderá rever comportamentos, atitudes, valores e políticas públicas.
Para Sorrentino, a mudança de postura em relação à temática só será possível com diálogo, mas em profundidade, no qual se conversa com o próprio eu, com o outro e com a natureza. O Semiedu2013 sendo realizado dentro da Universidade, frisou o palestrante, fortalece e faz a diferença ao trabalhar com a verdade e com pesquisadores ativos na área.

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